Hoje se fala muito em redução de custos de projeto, mas como vamos nos preparar para essa nova condição de mercado?
Um dos princípios básicos para essa realidade é desenvolver projetos com tecnologia 3D, em que é possível apurar melhor as aplicações dos produtos e equipamentos, aumentando a produtividade de sua equipe dentro dos padrões de qualidade que o mercado exige, ajudando engenheiros e projetistas a visualizarem, analisarem e comunicarem as ideias do projeto antes da construção de um protótipo físico.
A princípio, cada produto é um conceito, o que pode tomar a forma de esboços, especificações ou restrições que determinam os requisitos do projeto. O projetista do produto, ou uma equipe de projetistas e de engenheiros de produtos, pega esse conceito e usando o software de engenharia mecânica, o transforma em um projeto amplo do produto. O projeto final deve ser fabricável, ou seja, deve cumprir requisitos de fabricação, como a capacidade de suportar tensões e deformações específicas e, ao mesmo tempo, minimizar o peso do produto final. Essa fase do projeto pode demandar várias alterações e ajustes finos. Ela também pode incluir uma fase de simulação de projeto usando software, que testa e valida o projeto do produto antes da etapa final de fabricação.
Competição acirrada, crise econômica e baixa nos lucros. São vários os motivos que fazem com que as empresas concentrem seus esforços quase exclusivamente nas vendas e na satisfação do cliente. Nesse cenário, um aspecto que costuma ficar esquecido em muitas empresas é a capacitação de seus colaboradores, já que, em meio à corrida pelas vendas, organizar um treinamento corporativo pode parecer mais um gasto que um investimento.
Porém, é preciso lembrar de que o negócio não é movido apenas de números, e negligenciar melhorias internas pode acabar trazendo um problema atrás do outro e transformando a questão em uma bola de neve.
Você pode estar se perguntando: “mas quando eu contrato cada membro do meu time, ele já não está preparado para exercer sua função?”. A resposta, infelizmente, é não. Novos funcionários raramente chegam prontos para colocar a mão na massa e mesmo que já tenham experiência e boas referências na área em que irão atuar, é preciso adequar seu trabalho às necessidades do seu negócio e do seu cliente.
Além disso, até quem já está na empresa há algum tempo precisa atualizar-se, ficar em dia com as técnicas e os métodos de trabalho mais modernos, e ainda refrescar na memória o objetivo de cada ação pela qual é responsável.
Ao capacitar seus colaboradores regularmente, a sua empresa estará mais preparada para atender aos clientes, pois contará com profissionais capazes de agir e executar suas funções da melhor maneira possível e pensar em soluções e inovações rapidamente, segundo o que há de mais atual no mercado.
O treinamento aumenta a satisfação dos funcionários com a empresa, a produtividade dos colaboradores e a harmonia no trabalho da equipe, que se beneficiará com o nivelamento dos membros do time, além de desafogar os gestores ao permitir que eles deleguem tarefas a outros profissionais com a certeza de que eles serão capazes de resolver a questão de forma autônoma e eficaz.